top of page
_artis_externa_aérea_final.jpg

Parque das Bergamotas

Desenvolvimento

Juntos pelo Caí

Programa

Masterplan

Localização

São Sebastião do Caí, RS, BR

Status

Projeto Concluído

Ano

2024

A cidade de São Sebastião do Caí, no interior do Rio Grande do Sul, foi uma das cidades mais afetadas pelas enchentes que atingiram o estado gaúcho em maio de 2024, tendo também sofrido com outras onze cheias em menos de um ano. Entre as perdas materiais estão Escolas, Unidades Básicas de Saúde, a Biblioteca Pública, a Farmácia Básica, o Quartel do 27º Batalhão da Brigada Militar, além de inúmeras habitações.

_artis_ext_eixo_final.jpg

A partir da demanda da prefeitura e por meio de uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Grupo OSPA desenvolveu, como doação, masterplan e projeto arquitetônico. O programa de necessidades visa abrigar 44 unidades habitacionais para famílias com renda de até três salários mínimos que perderam suas residências no episódio, além de uma escola de ensino infantil e fundamental, um posto da Brigada Militar e um parque linear.

O terreno de 13.389,74 m², de propriedade do próprio município, localiza-se em uma região livre de risco de alagamentos, sendo sua urbanização um dos esforços da cidade para promover a mudança das áreas de cota mais baixa.

Cortando o lote, um arroio canalizado gera uma faixa não-edificável de 15 metros de largura a partir do seu eixo. Tomando partido dessa restrição, trata-se esse trecho como um eixo verde que conecta o projeto às outras quadras vizinhas em que o arroio passa, além de setorizar a implantação entre o lado oeste, mais privativo, para a habitação, e o lado leste, com melhor costura urbana e visibilidade, para os equipamentos públicos.

OSPA Parque das Bergamotas DRAW (1).png

A agilidade da execução da obra é fator de suma importância para auxiliar as famílias que foram abrigadas em alojamentos temporários. As construções são propostas com módulos pré-fabricados, feitos de chapa de zinco e revestimento térmico. Cada módulo habitacional é composto de duas unidades habitacionais de aproximadamente 36 m², cada uma com dois dormitórios, banheiro, além de sala, cozinha e área de serviço integradas.

OSPA Parque das Bergamotas DIAG (30).png

Criar uma implantação com identidade, senso de comunidade e pertencimento foi uma das premissas do projeto. As habitações possuem afastamentos que favorecem a privacidade, mas as áreas abertas entre os módulos são públicas, sendo a área social aberta tanto na frente quanto nos fundos, reforçando a ideia de uma permeabilidade conforme a demanda.

Na área leste da gleba, o masterplan posiciona, na esquina mais acessível, uma Escola de ensino infantil e fundamental, com aproximadamente 1500 m², composta por tanto salas, biblioteca, refeitório, laboratório de informática, quanto por uma área coberta multiuso. Os quatro módulos são dispostos de modo a gerar uma pátio interno para a instituição e criar uma relação direta com as quatro fachadas principais.

Ainda na área leste, a esquina oposta da Escola recebe o posto da Brigada Militar com 350 m², com salas administrativas, auditório e dormitórios. A corporação também demandava vagas de estacionamento, as quais são projetadas ao longo da via em frente ao terreno, relacionando a construção com o parque linear projetado e proporcionando espaço para uma quadra poliesportiva para uso público.