Escola GHC | DESIGN | OSPA

© OSPA 2019

CONCEITO

Centro Educacional,

localizado em

Porto Alegre, Brasil

O edifício sede da Escola GHC - Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição - reúne todas as atividades da escola em uma única edificação, melhorando a infraestrutura para instalação de novos e modernos equipamentos e viabilizando a expansão das atividades atuais. Isto traz contribuições relevantes para os avanços da saúde na capital gaúcha, uma vez que o atendimento do Grupo Hospitalar Conceição é 100% focado para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O terreno possui uma esquina de ângulo agudo, portanto, desde o início do projeto, buscou-se formas de ocupa-la sem criar barreiras. Quem se aproxima da esquina, tanto pela Av. Grécia como pela Av. Francisco Trein, tem um grande campo visual livre, o que aumenta a segurança do local e torna o percurso muito mais agradável. Ainda, para os mais apressados, é possível atalhar o caminho passando pela praça de acesso da escola. Esta praça coberta de acesso, um pouco elevada com relação ao nível do terreno na esquina, separa o trânsito intenso do acesso de pedestres. Cria-se assim uma área não apenas de acesso, mas uma praça pública, que pode ser utilizada por toda a população. A lanchonete, colocada no térreo da edificação, também faz uso desta praça coberta, tornando-a um local de estar e encontro dos alunos e professores. 

O projeto conta com auditório, biblioteca, salas de aula, laboratórios, áreas administrativas e de apoio, além da área de estudos e do terraço. Os espaços estão distribuídos pelos sete pavimentos, mais um pavimento técnico. O edifício traz inúmeros recursos de sustentabilidade, como proteção solar nas fachadas, reduzindo o consumo energético e de ar-condicionado, ventilação e iluminação naturais exploradas ao máximo, cobertura vegetada, aproveitamento da água da chuva, iluminação toda em LED e automação e monitoramento de todos os sistemas, o que promete alto nível de eficiência energética e recursos avançados no controle do uso e manutenção do edifício.