top of page
_artis_01_ext_fachada_diurna_fullhd_final.jpg

Edifício de

Uso Misto

Desenvolvimento

Privado

Programa

Edifício de uso misto

Localização

Canela, RS, BR

Status

Em desenvolvimento

Ano

2023

Localizado na área central de Canela, na Serra Gaúcha, o terreno fica próximo a importantes pontos turísticos e polos atratores da cidade.

_artis_03_ext_fachada_detalhe_diurna_fullhd_final.jpg

A edificação busca estabelecer uma relação franca com seu entorno: sua construção não se abstém da contemporaneidade e sua identidade transcreve a gramática de formas locais a partir de uma nova linguagem.

Com base no estudo das volumetrias presentes na região e da demanda do Plano Diretor, a geometria escolhida usa a inclinação do telhado e a segmentação dos módulos das unidades habitacionais para reduzir seu impacto na urbe.

A barra convencional é fragmentada em dez volumes menores, interligados por uma circulação central. Visando a desviar da vegetação nativa, os mesmos são rotacionados e acomodados na topografia, quebrando a monotonia compositiva e criando uma ambiência que remete a uma vila serrana. Cada um deles comporta uma prumada de apartamentos.

Tais gestos abrem espaço para que uma praça ocorra na lateral do terreno, servindo como extensão do passeio e demarcando o acesso à edificação. Uma escada com bancos conduz até a área condominial no nível superior, onde um pequeno spa se volta para a catedral da cidade.

Um ponto comercial no térreo faz a interface com a rua e se abre lateralmente para a praça, favorecendo a urbanidade e convidando o pedestre para permanência à sombra de araucárias.

_artis_02_ext_fachada_diurna_fullhd_final.jpg

As tipologias sofrem variações de acordo com sua disposição, contemplando assim diversos públicos. A maior parte das unidades contém uma suíte com acesso individualizado, permitindo que ela se torne uma unidade independente para aluguel. Visando a uma melhor utilização dos subtelhados, os últimos apartamentos de cada prumada se tornam duplex.