top of page
_ARTE_01_EXT_AÉREA_GERAL_FINAL_2K_AJUSTADA.png

Complexo de

Uso Misto

Desenvolvimento

Privado

Programa

Complexo de Uso Misto

Localização

Privado

Status

Em desenvolvimento

Ano

2022 - 2023

O empreendimento de uso múltiplo foi desenvolvido em um tradicional clube de golfe da cidade em que está inserido. Ele tem a intenção de resgatar a relevância histórica do Clube na sociedade, abrigar atividades para todas as idades e ativar a região, que hoje tem uso reduzido para seu potencial.

O complexo contará com moradias, hotelaria, lojas e a própria reestruturação dos edifícios existentes no clube. O projeto organiza-se em setores: Uso Misto, Clube e Residencial. 

_ARTE_05_EXT_HOTEL_2K_FINAL.png

O primeiro contato com o complexo ocorre através da edificação de uso misto, o acesso é modificado para acomodar os diversos fluxos de veículos e pedestres.

 

A estratégia de posicionar este uso logo à frente do lote visa a ativação do espaço em horários distintos, seja com as lojas do térreo ou com a hotelaria que desenvolve-se na torre.

A volumetria da edificação estabelece um ponto de conexão com as edificações existentes através de dois movimentos principais: o escalonamento que aproxima a altura da casa pré-existente e a flexão da barra, orientando o observador ao interior do complexo.  

As edificações existentes serão mantidas, já que possuem relevância histórica e afetiva para os clubistas. A ideia de mantê-las junto às novas construções reforça o compromisso em manter o histórico do clube registrado em suas terras. Estas estruturas abrigarão os usos comuns aos condôminos e clubistas.

_ARTE_06_EXT_CLUBE_CAMPESTRE_2K_FINAL.png

Uma dessas pré-existências é um edifício modernista, que possui uma estrutura regular que permite uma ocupação desimpedida de seu interior. Esta edificação receberá as atividades internas, como uma piscina aquecida, sauna, salas de massagem, academia, sala de recreação infantil, sala de jogos e um salão de festas para eventos maiores. 

Dentro do perímetro do clube há um lago de interesse paisagístico para toda a cidade. A intenção para esta região foi qualificar e permitir um contato mais direto com a água, sem interferir ou realizar grandes alterações na paisagem natural. Duas edificações compõem esse espaço: o salão das churrasqueiras e a piscina descoberta. 

_ARTE_04_EXT_CHURRASQUEIRA_2K_FINAL.png

Próximo à borda do lago, existe uma edificação com churrasqueiras e espaço para encontros. Atualmente, este edifício encontra-se bastante deteriorado e demanda uma atenção especial em relação a sua estrutura.

 

Para tanto, o projeto mantém as características de implantação, uso e morfologia originais, focando em atualizar a linguagem dos materiais e sistemas que recuperam a condição de usabilidade do edifício para locações de até 3 eventos simultâneos. A área no entorno das churrasqueiras contempla usos externos como parquinhos, quadras de esporte e condições de acessibilidade melhoradas.