top of page
01084CHG CO R00 IM01 1.jpg

Casa Gralhas

Desenvolvimento

Privado

Programa

Residência Unifamiliar

Localização

Canela, RS, BR

Status

Construído

Ano

2020 - 2023

Louis Kahn disse: "Você pergunta para um tijolo, 'O que você quer ser, tijolo?' e o tijolo responde, 'Eu gosto de arcos". A maioria dos tijolos que nós entrevistamos disseram que eles gostariam de constituir um lar. Quatro paredes e um telhado. Nós achamos que eles eram tijolos mais velhos, mais maduros. Com a intenção de se acomodar.

01084CHG CO R00 IM03.jpg

Layout

A planta baixa do térreo é caracterizada por quatro linhas paralelas. As quatro paredes de tijolo. Os espaços principais são configurados por essas divisórias: A garagem, Cozinha, Sala de estar e Suíte principal.

As outras duas suítes, exigidas pelo cliente, repousam sobre a laje de concreto acima da cozinha, em um volume retangular escuro. O conjunto é coroado por um telhado metálico angulado, um requisito da legislação, que cria uma sala com pé-direito duplo.

O contraste entre o tijolo rústico, imperfeito e as chapas metálicas retas e artificiais é um claro destaque do projeto.

A solução estrutural é bastante simples. As lajes de concreto se apoiam nas paredes de tijolo maciço. Como sabe-se, tijolos resistem melhor a tensões de compressão (em oposição à tração).

Obra concluída

Acompanhe mais fotos do empreendimento!