top of page

Cap 1 Três Figueiras

Desenvolvimento

ABF Developments

Programa

Edifício Residencial Multifamiliar

Localização

Porto Alegre, RS, BR

Status

Em obras

Ano

2017 - 2023

O Cap 1 Três Figueiras é um projeto que oferece a convivência com o anfitrião sem se distanciar da cidade. Localizado no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre, o projeto é constituído por 16 apartamentos de frente.

A casa suspensa

A tipologia padrão do bairro não é ignorada: quatro terrenos vêm, quatro volumes escalonados são propostos, respeitando uma morfologia envolvente. Cada volume é fragmentado em cada unidade, cada um em formato, funcionando como casas suspensas.

O partido visa consolidar uma volumetria que dialoga com a geometria do terreno, as linhas da rua e a escala do entorno imediato. O escalonamento dos blocos de concreto aparente estabelece uma continuidade em relação à topografia da região e garante um maior aproveitamento das áreas de sacada - todos os apartamentos possuem piscinas individuais.

Resultantes do processo generativo, todas as unidades têm caráter e visuais únicos dentro de um conjunto dinâmico e homogêneo.

O interior e o exterior se misturam conforme necessário. As generosas áreas comuns estão posicionadas voltadas para a rua, e a privacidade dos usuários é regulada à vontade.

Conexão

No térreo, as áreas comuns são alocadas próximas à rua, mantendo um diálogo constante com a calçada através dos painéis perfurados de aço corten. No último pavimento, os apartamentos são duplex e, no primeiro, gardens.

No alto do Capítulo 1 ficam as Penthouses Duplex, verdadeiras mansões suspensas. Nelas, as áreas social e íntima ficam em andares distintos: embaixo, o social; em cima, o privado, com ambientes concebidos para proporcionar maior conforto e privacidade aos moradores.

Na área social ficam a cozinha gourmet, a sala de jantar e a sala de estar; espaços que podem ser integrados ao amplo terraço com piscina particular, através da abertura das esquadrias piso-teto.