top of page
OSPA Bilbao IMG (1).jpg

Bilbao

Desenvolvimento

Latitude Incorp.

Programa

Edifício Residencial Multifamiliar

Localização

Porto Alegre, RS, BR

Status

Em obras

Ano

2020 - 2024

O bairro Rio Branco, além da proximidade com o Parque Farroupilha, conta com ruas arborizadas que incentivam a caminhabilidade e ocupação dos espaços.

OSPA Bilbao IMG (2).jpg

Integração

Com o intuito de trazer a atmosfera da rua para o empreendimento, a proposta tem como premissa a permeabilidade e ativação do térreo.

O corpo do edifício busca dialogar com seu entorno ao se adaptar ao alinhamento das edificações existentes. O movimento da fachada confere linguagem singular ao empreendimento, destacando-o dos edifícios vizinhos, além de propiciar vida à volumetria.

A separação dos blocos de apartamentos cria pátios centrais que possibilitam a iluminação natural de todos os ambientes, inclusive corredores condominiais.

A área de lazer condominial, localizada no rooftop, tira partido dos terraços e visuais acima das copas das árvores do bairro.

Visuais

Os apartamentos foram concebidos com esquadrias piso-teto que ocupam todo o vão disponível, potencializando tanto a permeabilidade visual quanto a iluminação e ventilação naturais.

OSPA Bilbao IMG (8).png

Enquanto o grid da fachada confere regularidade à edificação, o escalonamento desigual de cada terço faz com que cada apartamento seja único.

Além disso, o escalonamento possibilita que todas as tipologias possuam espaço aberto, sejam em terraços ao longo do corpo da edificação, sejam com jardins nos gardens. Tira-se proveito da insolação privilegiada para o posicionamento da piscina, enquanto o espaço gourmet conecta-se a uma área externa que contribui para a qualidade do ambiente.