top of page
08030PTV CGI 005 IMG JARDINS SUSPENSOS R00 2021 10 16.jpg

Bewine Bento

Desenvolvimento

Sileno Participações LTDA

Programa

Parque Temático do Vinho

Localização

Vale dos Vinhedos de Bento Gonçalves, RS, BR

Status

Projeto

Ano

2021

Turismo, experiência, entretenimento, lazer temático e hospitalidade conectados pelo vinho. Bewine: o maior parque temático de vinho do mundo. Em breve no Vale dos Vinhedos.

08030PTV CGI 003 IMG AER PARQUE R00 2021 11 16.jpg

Volumetria

O projeto paisagístico se desenvolve em dois níveis: o primeiro, no nível do solo, envolvendo o público, a arquitetura e a paisagem no miolo do parque. O segundo, no nível da cobertura, convidando para um passeio linear de contemplação do cenário.

No nível do solo a ideia central é o direcionamento da vista para ângulos interessantes da arquitetura e da paisagem. O paisagismo tira partido do que se propõe como espaço construído e usa os diferentes volumes que compõem o parque para o encaminhamento das visuais.

Surgem linhas que direcionam o olhar, tanto para o Vale do Vinhedos como para o interior do parque, na intenção de integrar elementos naturais e construídos. Essas linhas agem como organizadoras dos espaços e vem se desenvolvendo ao longo do terreno para configurar praça e espelhos d'água até se diluir de forma muito natural pela topografia.

O passeio proposto para a cobertura conversa com a forma linear do edifício. O traçado sinuoso possibilita novas visuais lá do alto, rompe com a monotonia do percurso e cria áreas de estar e de contemplação em pontos estratégicos em que há expectativa de interação das pessoas, como nos shows da área central do parque e também com o pôr-do-sol.

O vinhedo

Desta forma, o que se espera como resultado no projeto é que os espaços abertos sejam promotores de ótimas experiências e de envolvimento do público com a arquitetura e a paisagem natural da cidade. O projeto paisagístico desenvolve-se em dois níveis: o primeiro, ao nível do solo, envolvendo o público, a arquitetura e a paisagem no coração do parque. A segunda, ao nível da cobertura, convida a um passeio linear para contemplar a paisagem.

08030PTV CGI 004 IMG EXT PISCINA R01 2021 10 16.jpg

Ao nível do solo, a ideia central é direcionar a vista para ângulos interessantes de arquitetura e paisagem. O paisagismo aproveita o que se propõe como espaço construído e utiliza os diferentes volumes que compõem o parque para guiar os visuais.