top of page
1029-EX-IMA-0002-R00-FachadaFrontalDiurna.jpg

Beat

Desenvolvimento

Astir

Programa

Edifício Residencial Multifamiliar

Localização

Porto Alegre, RS, BR

Status

Em obras

Ano

2020 - 2023

Localizado na Av. Venâncio Aires, 29, um ponto estratégico que facilita o acesso a qualquer parte do bairro e da cidade, a obra traz uma dinâmica pensada para quem tem uma rotina agitada, mas não abre mão do conforto e praticidade do dia a dia.

1029-EX-IMA-0002-R00-FachadaFrontalDiurna.jpg

O bairro

É impossível falar do Beat sem antes falar do bairro onde ele está inserido. Quando falamos na Cidade Baixa, estamos falando de um bairro tradicionalmente boêmio, descolado, marcado pela diversidade e com muita vida nas ruas. Sem dúvidas esse ritmo, esse estilo de vida e essa atmosfera únicos do local foram grandes fontes de inspiração para a concepção do projeto.

Com linhas retas e uso de materiais naturais, como pedra e concreto aparente, o projeto reflete um design minimalista e atemporal que se mostra cada vez mais presente na arquitetura contemporânea.

Além disso, o jogo de volumes do edifício proporciona a criação de terraços vegetados, espaços que vêm sendo muito procurados por quem vive nos grandes centros urbanos como uma forma de se sentir mais próximo da natureza.

A modulação bem marcada, como podemos observar no grid da fachada, rege todo o projeto. Através dela conseguimos brincar com a volumetria – como um jogo de ‘tetris”, adicionando ou removendo blocos – e criar essa desconstrução do volume.

Escalonamento

A volumetria desconstruída gera terraços condominiais em diferentes níveis, espaços diferenciados que marcam o design do Beat.

17876620139214433.jpg

Em termos de estética, além do design minimalista, a materialidade. O uso do concreto aparente e os planos de vidro da fachada reforçam a linguagem contemporânea do projeto.

Já em termos de uso, como os apartamentos são compactos, a área condominial se destaca, com diversos ambientes de convivência, trazendo o conceito de coliving.